treino hiit
Rotina de Treinos

O que raios é TREINO HIIT?

Já virou febre e até o Fantástico mostrou esse dias. Eu como não sou boba nem nada, faço HIIT a cerca de uns 7/8 meses. Mas porque não parar alguns segundinhos para entender melhor o que é esse tal de treino hiit?

Segundo o American College of Sports Medicine, a modalidade, chamada de HIIT (sigla em inglês para High Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade), é recomendada para quem tem pouco tempo e quer emagrecer, definição muscular e/ou condicionamento físico.
HIIT-COMPLEXOS

Vantagens do HIIT

A maior vantagem desse tipo de treino é aumentar o efeito EPOC, ou seja, o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício. Quando você treina pra valer, o corpo demora várias horas para voltar ao seu estado normal. Durante esse tempo, o metabolismo continua acelerado e, com isso, mais calorias são gastas durante as próximas 24 horas!

“O mesmo consiste em um maior gasto calórico, resistência física e exercícios que podem ser executados em qualquer ambiente. O efeito epoc faz com que você suba o oxigênio pós  treino, cujo o mesmo demora algumas horas para voltar ao seu estado normal, fazendo com que seu metabolismo continue acelerado, mesmo após algumas horas de treino.”comenta Gilberto Pinheiro, personal trainer. .

Além das pesquisas evidenciarem um maior gasto calórico, que para quem quer emagrecer essa é uma excelente alternativa, o HIIT pode ser feito praticamente em qualquer lugar com qualquer aparelho, ou até mesmo sem nenhum aparelho, o que é o meu caso, já que eu utilizo esse método na corrida.Pessoas iniciantes, intermediárias e avançadas podem se beneficiar do HIIT, pois cada um segue o seu ritmo. Vale só lembrar que é necessário cautela

“Caso não respeite o tempo de repouso e  limite de seu corpo o mesmo não terá maiores resultados por não estar 100% recuperado, com isso correndo risco de sobrecarregar as articulações.” orienta Gilberto. 

Treino utilizando o HIIT

 

O treino consiste em realizar um exercício com intensidade máxima durante um curto tempo predeterminado (1 a 2 minutos, por exemplo), intercalando o mesmo exercício ou outro com intensidade baixa (por 2 a 3 minutos, uma espécie de descanso ativo), o que possibilita que o corpo elimine o ácido láctico do sangue, permitindo assim que o indivíduo tenha tempo suficiente para se recuperar e realizar outro intervalo de alta intensidade quanto a gilberto-pinheiro-personal-trainerquantidade de treinos por semana Gilbertoexplica “É recomendado somente 3 vezes por semana. Caso contrário poderá acarretar em uma lesão muscular e menores resultados ou até um overtraining.

Para começar o indicado é aqueça por 5 minutos. Enfim, use a imaginação para elevar a sua frequência cardíaca e preparar o seu corpo para a série de exercícios que você realizará. E lembre-se dos intervalos.Execute cada exercício com a máxima velocidade, sem parar por 1 a 2 minutos, ou faça-os até a repetição máxima. Repita a rodada até completar 20 minutos. “Caso não respeite o tempo de repouso e  limite de seu corpo o mesmo não terá maiores resultados por não estar 100% recuperado, com isso correndo risco de sobrecarregar as articulações.” 

“O treinamento Hiit é uma opção de treino otimizado com altíssima intensidade e consequentemente maiores resultados, cujo o mesmo irá depender do metabolismo de cada indivíduo  ao decorrer das seções de treino.” finaliza.

Serviço

Gilberto Pinheiro – Personal Trainer

CREF 118749-G/SP

gilbertopinheiro.personal@gmail.com

*Para obter o resultado desejado e reduzir os riscos de lesões, peça orientação 
a um profissional de Educação Física. 

 

Leia Também

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmailby feather

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *